Resumo de TEOLOGIA PASTORAL
Warning: Undefined array key "admin" in /home3/teolo575/public_html/paginas/resumo.php on line 64
RESUMO – 68 TEOLOGIA PASTORAL
Trata-se de um dos ramos da educação teológica que se preocupa com os labores pastorais teóricos e práticos. A prioridade é dada a vida espiritual e pessoal do indivíduo que está sendo treinado, ao seu treinamento nas Escrituras Sagradas; ao desenvolvimento da sua sensibilidade às necessidades das pessoas; às habilidades com as quais poderá servir ao próximo; ao lado prático do ministério para com os enfermos e outros, em cooperação em atividades sociais e legais; à ministração de cultos normais e especiais, como também as ordenanças, casamentos, funerais, cerimônias cívicas, dentre outras.
Deus chama homens para as mais diversas atividades no seu reino, e como Ele é soberano na maneira de fazer as suas coisas não tem um método único para efetuar a chamada, porém, tem um método para cada chamada.
A chamada é acompanhada de uma missão. Ninguém que é chamado pelo Senhor anda por ai batendo no ar sem saber o que fazer.
A certeza da chamada de Deus faz o servo do senhor superar obstáculos considerados impossíveis.
A CHAMADA é DIVINA, PESSOAL, SOBERANA e DEFINITIVA.
O ministério não é uma profissão e os ministros não são profissionais empregados, fruto de uma decisão humana, nem são como os sacerdotes separados por herança familiar. São pessoas vocacionadas por Deus com um propósito.
A principal tarefa do ministério neotestamentário é a comunicação da palavra de Deus.
Efésios 4: 11 - E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, 12 - Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo.
O PASTOR deve ser apto a: Doutrinar os crentes; apascentar o rebanho de Deus; exercer vigilância com amor; admoestar com amor; cuidar dos necessitados; visitar os enfermos; cumprir o papel de despenseiro.
Jesus é o mestre dos mestres, é tão destacado, o Mestre por excelência. Nicodemos, que Jesus chamou de mestre em Israel, disse: Rabi, sabemos que és mestre vindo da parte de Deus. Jesus foi o protótipo de uma série de mestres cristãos levantados por ele na igreja.
Em virtude da amplitude do ministério, muitas designações são dadas aos ministros: ANJO DA IGREJA, DEFENSOR DA FÉ, DESPENSEIRO, EMBAIXADOR, COOPERADOR, HOMEM DE DEUS, MINISTRO, SERVO.
Dentre as prioridades do ministério, a primordial para o ministro é aquela que a palavra de Deus determina a ministração da palavra para aperfeiçoar os santos. A situação é tão grave em algumas igrejas, que o pastor é tido como conselheiro, administrador, assistente social, capataz etc. ele não é conhecido como o homem da palavra, o que é lamentável, pois não há para o ministro uma designação mais honrosa do que esta, a de ser o ministro da palavra de Deus. Quando o ministro exerce a prioridade de seu ministério, a palavra, ele aperfeiçoa santos que por sua vez exercem dons que edificam a igreja. Ela cresce saudável e solida.
22/12/2018